fbpx

Telhados brancos: uma opção sustentável

O telhado branco é uma solução prática e de baixo custo para diminuir a temperatura nos ambientes. Estudos comprovam que pintar um telhado de branco pode reduzir entre 40% à 70% a temperatura nos ambientes, com capacidade de diminuir também em até 96% os raios UV, e refletir mais 80% os raios solares, no qual pode gerar uma economia de energia elétrica em torno de 30% nas edificações.
Enquanto as coberturas escuras absorvem 80% do calor externo, as claras refletem até 90% da luz solar. Com isso, cidades com mais telhados brancos sofreriam menos com as ilhas de calor e são capazes de refletir mais os raios solares e absorver menos calor em seus ambientes.
Além disso, por propiciar a diminuição de temperatura dos locais exige menos a utilização de equipamentos de ar-condicionado, ventiladores e condicionadores de ar, diminuindo a emissão de CO2. Além de aumentar a vida útil dos telhados, evitando proliferação de fungos.
Esta foi uma alternativa sustentável que o Grupo Palomax adotou em seus supermercados para melhorar a temperatura de seus ambientes. Todos sofrem com o calor intenso nos períodos de verão em algumas cidades do interior de São Paulo. Sabendo disso e com a intenção de diminuir os gastos com energia, através de uma ideia sustentável e agindo na fonte do problema, o Coordenador de Manutenção do Grupo Palomax, Nelson Picchi, projetou a pintura dos tetos de algumas lojas da rede. Segundo Nelson, “o Grupo optou por combater a fonte de calor ao invés de simplesmente tratar seus efeitos. A maior fonte de calor em nossas lojas provém das maiores áreas expostas ao sol, ou seja, os telhados.”
De acordo com o responsável pela manutenção do Grupo Palomax, a temperatura interna menor exigirá menos dos equipamentos frigoríficos e condicionadores de ar, resultando em economia de energia elétrica e manutenção, além de tornar o ambiente mais agradável e confortável aos clientes e colaboradores.
Nelson ainda acrescenta que “a geração de energia elétrica no Brasil é baseada em usinas hidroelétricas que tem alto custo e grande impacto ambiental, e também em usinas termelétricas com alta taxa de emissão de gás carbônico. Um telhado branco de 100 m2 compensa até 10 toneladas/ano de Gás Carbônico. Com esta iniciativa, o Palomax ajuda a evitar a emissão de até 565 toneladas de CO2/ano. Nos países mais desenvolvidos, este recurso se tornou tão importante que, na Califórnia (EUA), já existem leis que exigem que prédios comerciais tenham telhados pintados de branco, além de minimizar a nossa influência para a formação de ilhas de calor em nossas comunidades”.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: