fbpx

O Grupo Palomax apóia o Novembro Azul

A campanha Novembro Azul de 2019, #azultitude, foi desenvolvida para conscientizar os homens brasileiros sobre a importância de serem protagonistas de sua saúde, cuidando dela de maneira integral.

O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte pela doença em homens no Brasil. Em 2017, foram registradas 15.391 mortes pela doença no país. Existem pesquisas que apontam que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e pobres em gordura, principalmente as de origem animal, ajudam a diminuir o risco de câncer e também de outras doenças crônicas não transmissíveis. Além desses, alguns componentes naturais dos alimentos, como as vitaminas (A, D e E) e minerais (selênio), também parecem desempenhar um papel protetor.

Outros fatores cujas associações com câncer da próstata foram detectadas em alguns estudos incluem o “fator de crescimento análogo à insulina”, ligado ao consumo excessivo de álcool e tabagismo. Homens com sobrepeso e obesos também possuem maior risco de desenvolver câncer de próstata.

Quando realizado um diagnostico precoce, há 90% de chance de cura. Assim, realizar exames periodicamente é a melhor maneira de se prevenir contra a doença. É recomendado que homens a partir dos 50 anos de idade façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 45, caso esteja inserido nos fatores de risco. O ritual compreende o toque retal e o exame de sangue, para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

Havendo alguma suspeita, o paciente deve se submeter à biópsia da próstata.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: